Conferência

Prémio Sophia Estudante

Conferências

Masterclass

Vittorio Storaro, AIC ASC

O conceituado diretor de fotografia italiano Vittorio Storaro vai estar em Lisboa, nos dias 6 e 7 de dezembro, para receber o diploma de Membro Honorário Internacional da Academia Portuguesa de Cinema e acompanhar uma masterclass no âmbito dos Prémios Sophia Estudante.

A cerimónia de entrega de diploma de Membro Honorário da Academia decorrerá no dia 6 de novembro, às 21 horas, na Cinemateca Portuguesa.

Após a cerimónia será projetado o filme “Apocalipse Now – Redux”, cuja direção fotográfica de Vittorio Storaro foi premiada com um Óscar pela Academia Americana de Cinema.

Na manhã de 7 de dezembro, Vittorio Storaro orientará uma masterclass para os estudantes universitários candidatos aos Prémios Sophia Estudante 2017, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém.

Palestra com

Carlos Aberto Henriques

“PRESERVAÇÃO CINEMATOGRÁFICA………….

………………………..OS CRISTAIS SÃO ETERNOS”

SINOPSE

O Digital, já universalmente aceite pela indústria cinematográfica, acarreta consigo uma panóplia de novas regras e conceitos, os quais terão que ser entendidos e praticados por quem tem a responsabilidade de conceber e executar os filmes em franca geração ZOOMIN.

O domínio do 4K e demais KK que estão a chegar, passando pelas novas câmaras que deixam de fazer Panorâmicas, Zooms, Travelllings e outros movimentos, passando pelos ecrãs electrónicos e terminando na preservação das Obras em Cristais, são os temas do futuro imediato.

A Masterclass tem como objectivo chamar a atenção de quem se inicia nesta Arte, a 7ª, de comunicar através de imagens em movimento. É também um alerta para os Profissionais de Cinema relativamente aos ventos de mudança que já ai estão.

PROGRAMA

  • Novas Definições….Gramática Aumentada
  • A Visão das Abelhas no Cinema
  • Os Novos Ecrãs. A Electrónica Tem a Palavra
  • Os Cristais de Quartzo na Preservação das Imagens

Sobre Carlos Alberto Henriques

Nasceu em Lisboa, a 19 de Agosto de 1950, onde estudou e se formou em Engenharia Electrotécnica, tendo-se posteriormente especializado em Televisão na empresa britânica BBC (Pós-Graduação) e também na Universidade de Bristol, em Televisão Digital.

Iniciou a actividade profissional na RTP (Radio Televisão Portuguesa) em 1963, sendo actualmente o CEO da empresa Colorize Lda.

Dedicou grande parte da sua vida profissional ao ensino dos média, em especial no campo da Televisão e Cinema, tendo feito parte do corpo dirigente do Centro de Formação da RTP, durante 20 anos, nove dos quais como seu Director.

Na qualidade de Subdirector Técnico da RTP esteve envolvido em grandes projectos destacando-se a implementação do Teletexto, a Tele-Expo, a RTP-Regiões, a RTP-África e a RTP-Internacional.

Extra-RTP, manteve um insigne percurso profissional na área do ensino, destacando-se a Escola Superior de Jornalismo do Porto (1987-1988), o Conservatório de Cinema (1989-1995) na qualidade de Professor convidado e a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) na qual foi Professor Coordenador Adjunto de 1988 a 2003.

No âmbito da actividade da Colorize Lda., através da área de negócios Colorize Media Learning, tem desenvolvido acções de formação em Cinema e Televisão Digital (HD, 2K, 4K e 8K), assim como no 3D, VR/3600, promovendo Cursos, Conferências e Workshops.

É autor de cinco livros de referência: “Dicionário Televisivo” (RTP-1963), “Segredos da TV” (TV Guia-1994), “A Invasão do 3D no Cinema e Televisão” (Caleidoscópio-2010), “Televisão Com Sabor a Cinema” (Colorize-2016) e “Internet Protocol (IP)……….Televisão Mais Flexível” (Colorize-2017).

Subscreva a newsletter da Academia Portuguesa de Cinema

Conheça todas as novidades do cinema nacional.