Conferência

Ciclo de Conferências

Centro cultural de Belém
7 de Dezembro 2016

 

10:00 – 13:00 hEncontro de Escolas


A Academia Portuguesa de Cinema tem a honra de convidar os professores representantes do ensino superior e profissional na área do Cinema para o I Encontro de Escolas integrado no dia de entrega dos Prémios Sophia Estudante

A Academia reconhece o papel fundamental dos estabelecimentos de ensino superior no desenvolvimento da produção cinematográfica Portuguesa. A Academia assim entende que ao promover este encontro aberto entre escolas esteja a contribuir para um melhor ensino do cinema em Portugal e a contribuir para a formação de novos cineastas.

10:00 – 10:45 h – Realizador Vicente Alves do Ó

Conversa com realizador e produtor

vicente
O realizador Vicente Alves do Ó falará com moderação de Tony Costa sobre dois dos seus filmes «15 pontos na Alma» e «Florbela»
Vicente Alves do Ó, assinou a sua primeira longa-metragem em 2011 com «Quinze Pontos na Alma» e no ano seguinte «Florbela». Este último baseado na vida de Florbela Espanca que teve uma boa aceitação do público e foi premiado com vários Sophia em 2013.

 

11:00 – 11:50 h – A ESCRITA DO GUIÃO
Antes das imagens e sons na tela vêm as palavras no papel

por João Nunes

joao-nunes

Reflexões sobre a profissão de guionista e conselhos para os futuros heróis da escrita audiovisual.

 

João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Portugal, Brasil e Angola. Tem mais de 3.000 páginas de guiões produzidas, entre seis longas-metragens, telefilmes, séries televisivas e curtas metragens. Foi presidente da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos e é membro fundador da Academia Portuguesa de Cinema. Desde 2005 é o autor do blogue de guionismo www.joaonunes.com

 

 

12:00 – 13:00 h – A REVOLUÇÃO DIGITAL NO CINEMA – O Que É Que Se Segue?

A entrada do Digital no Cinema teve como consequência uma autêntica “revolução” a todos os níveis: Nos Suportes de Rodagem, na pós-Produção, Distribuição e Exibição; Nos Profissionais; Nos Métodos de Trabalho; Na Forma e Conteúdo das Histórias no Ecrã. A Conferência tem como objetivo pôr em destaque, em termos tecnológicos na “revolução” verificada, os aspetos de maior destaque.
carlos-alberto-henriques

 Carlos Alberto Henriques é autor de quatro livros de referência: “Dicionário Televisivo” (RTP-1963), “Segredos da TV” (TV Guia-1994), “A Invasão do 3D no Cinema e Televisão” (Caleidoscópio-2010) e “Televisão Com Sabor a Cinema” (Colorize-2016). Formado em Engenharia Eletrotécnica, tendo-se posteriormente especializado em Televisão na empresa britânica BBC (Pós-Graduação) e também na Universidade de Bristol, em Televisão Digital. Dedicou grande parte da sua vida profissional ao ensino dos média, em especial no campo da Televisão e Cinema, tendo feito parte do corpo dirigente do Centro de Formação da RTP, durante 20 anos, nove dos quais como seu Diretor.

 

21:00 – Gala de entrega dos Prémios Sophia Estudante
São anunciados os vencedores nas quatro categorias, melhor curta-metragens de ficção, melhor curta-metragem de animação e melhor documentário em curta-metragem e Melhor curta-metragem experimental. Esta cerimónia de entrega de prémios será apresentada pela Atriz Joana Ribeiro e pelo ator João Jesus – vencedor na categoria Melhor Ator nos Prémios Sophia 2015

 

joana-ribeiro    joao-jesus

 

A Entrada é Livre e no Limite dos Lugares Disponíveis

Subscreva a newsletter da Academia Portuguesa de Cinema

Conheça todas as novidades do cinema nacional.