Regulamento Curtas-Metragens

MELHOR CURTA-METRAGEM SOPHIA 2017:

Categorias de Ficção, Documentário e Animação.

 

As curtas-metragens permitem experiências criativas e a exploração de um formato que para muitos cineastas é o ponto de partida de uma carreira antes de passarem à longa-metragem. A Academia Portuguesa de Cinema pretende apoiar e promover jovens realizadores e destacar igualmente este formato na cultura cinematográfica nacional que já obteve grandes prémios internacionais para o cinema português.

 

A iniciativa Prémio Sophia para Melhor Curta-Metragem 2017 (nas categorias de ficção, documentário e animação) é organizado pela Academia Portuguesa de Cinema e pela primeira vez em cooperação com uma série de festivais de cinema portugueses onde o formato tem competições oficiais. Em cada um desses festivais, um júri independente ou a direção do festival apresenta uma das curtas-metragens da competição oficial como nomeada para a categoria curta-metragem dos Prémios Sophia 2017. A Academia Portuguesa de Cinema reserva também para si (através de uma Comissão para o efeito) a possibilidade de nomear outras curtas-metragens que ache relevante estarem nas condições de nomeação aos Prémios Sophia de Melhor Curta-Metragem e que componham um volume razoável e equilibrado de filmes nas três categorias: ficção, documentário e animação.

 

Essa primeira selecção conjunta dos filmes provenientes dos Festivais e da Academia (8 a 12 filmes por categoria), serão submetidos a uma primeira volta pelos Membros da Academia, que nomearão os quatro finalistas em cada uma das categorias, que entrarão na votação final para os vencedores, que serão anunciados na Gala dos Prémios Sophia de cada ano.

 

Condições de nomeação:

Para ser considerada para uma nomeação, a curta-metragem tem que ser exibida na competição oficial, em qualquer dos festivais participantes (veja a lista), ter tido exibição comercial nas salas de cinema portuguesas ou obtido prémio relevante em Portugal ou no Estrangeiro. São elegíveis as curtas-metragens dos realizadores nascidos em Portugal ou com um passaporte português cujos filmes não excedam uma duração de 30’ e que combinem as normas de género do respectivo festival ou as escolhas da Academia Portuguesa de Cinema (ficção, documentário e animação).

 

LISTA DE

FESTIVAIS PARTICIPANTES

IndieLisboa

Curtas de Vila do Conde

Cinanima

Monstra

DocLisboa

Motel X

Avanca

Subscreva a newsletter da Academia Portuguesa de Cinema

Conheça todas as novidades do cinema nacional.