Blog

VANESSA REDGRAVE HOMENAGEADA PELA ACADEMIA PORTUGUESA DE CINEMA

No próximo dia 17 de setembro, a Academia Portuguesa de Cinema, numa iniciativa da Fundação D.Luís, vai homenagear a atriz britânica Vanessa Redgrave, conferindo-lhe o diploma de Membro Honorário Internacional da Academia.

A cerimónia decorre na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e será antecedida de uma Masterclass, no Centro Cultural de Cascais, onde a atriz terá oportunidade de partilhar a sua longa experiência com 20 atores membros da Academia Portuguesa de Cinema, numa sessão privada.
Vanessa Redgrave é uma das mais importantes atrizes inglesas de todos os tempos, tendo participado em dezenas de filmes, tele-filmes, séries e peças de teatro. Estreou-se no cinema em 1958 com “Behind the Mask” de Brian Desmond Hurst e da sua filmografia fazem parte clássicos como “A Man for All Seasons” de Fred Zinnemann, “Blow Up” de Michelangelo Antonioni, “Camelot” de Joshua Logan, “Isadora” de Karel Reisz, “Mary, Queen of Scots” de Charles Jarrot, “The Sea Gull” e “Um Crime no Expresso do Oriente” ambos de Sidney Lumet ou “Julia” também de Zinnemann, que lhe valeu em 1977 o Oscar de Melhor Actriz Secundária. Ao longo de quase sessenta anos foi dirigida por realizadores tão diversos como Tony Richardson, Elio Petri, Ken Russell, Alan Bridges, John Schlesinger, James Ivory, David Hare, Joseph Losey, Stephen Frears, Franco Zeffirelli, James Gray, Brian De Palma, James Mangold, Sean Penn, Julian Schnabel, Ralph Fiennes, Lee Daniels, Jim Sheridan ou o seu filho Carlo Gabriel Nero, apenas para citar alguns.
Em 1993, a atriz integrou o elenco de “A Casa dos Espíritos” de Billie August, filmado em Portugal, numa co-produção portuguesa, alemã, dinamarquesa e americana.
Em Maio estreou no Festival de Cannes “Sea Sorrow”, documentário que realizou sobre a crise dos migrantes.
Esta será a primeira vez que a Academia confere um título honorário a um ator estrangeiro.

Programa
11:00/12:00 – Vanessa Redgrave conversa com atores portugueses membros da Academia em sessão privada no Centro Cultural de Cascais;
17:00 – Exibição de um filme com a atriz na Casa das Histórias Paula Rego;
19:00 – Conversa com o Público e com António Borga;
19:45 – Entrega de Diploma de 1º Membro Honorário Internacional a Vanessa Redgrave

 

Leave a Reply