Regulamento do Prémio Sophia Estudante

 

Regulamento do Prémio Sophia Estudante 2018

 

A Academia Portuguesa de Cinema institui os prémios Sophia – Estudante como forma de incentivar e motivar os futuros cineastas como também estimular os institutos de ensino e o seu corpo docente.

 

 

1 – Participação

Todos os estabelecimentos de ensino superior e técnico em Portugal (continente e ilhas) podem participar nos Prémios Sophia-Estudante.

2 – Registo do Estabelecimento de Ensino

  1. a) Cada estabelecimento de ensino deve formalizar a sua inscrição junto da Academia, facultando cópia do cartão de contribuinte, morada, contactos e por fim o curso ou cursos que leciona na área do cinema e audiovisual.
  2. b) Só podem concorrer aos prémios Sophia Estabelecimentos de ensino oficiais. Cursos avulso e workshops fora de âmbito do ensino público e privado não serão aceites.
  3. c) Considera-se Estabelecimento de ensino oficial se preencher uma destas circunstâncias:

– Reconhecimento por parte do Ministério da Educação se não for ensino superior.

– Reconhecimento por parte do MCES Ministério da Educação Ensino Superior – em caso de ensino superior.

– Por último o certificado de reconhecimento por parte da DGERT em caso de formação profissional.

  1. b) Pode a Academia recusar qualquer obra ou obras se não se comprovar que a entidade escolar não esteja oficialmente registada como estabelecimento de ensino.
    d) Só as escolas podem candidatar filmes. Não se aceitam filmes de forma individual.

 

3 – Submissão de filmes a concurso

  1. a) Cada escola pode submeter à apreciação da Academia até dois filmes em cada uma das seguintes categorias:

– Ficção

– Documentário

– Animação
– Experimental *

– Melhor Cartaz

* Obras como, não ficcionais, ensaios experimentais, exercícios, filmes até 1 minuto e outros que se podem encaixar fora do cinema clássico narrativo. Sabemos que existem unidades curriculares que exploram diferentes formas de narrativa e fazem trabalhos experimentais de difícil enquadramento em géneros formatados e para não deixarmos de parte esse trabalho pedagógico dos alunos e professores achamos por bem dar também uma oportunidade em iguais circunstâncias a trabalhos de maior cariz artístico e de ensaio.

 

b) A duração máxima por obra para qualquer categoria é de 20m.
c) O filme é submetido através de wetransfer ou outra plataforma similar em ficheiro H264 para o seguinte email: sophiaestudante@academiadecinema.pt

d) A obra deve ser obrigatoriamente acompanhada do formulário de inscrição que se encontra no site da Academia Portuguesa de Cinema. academiadecinema.pt

e) A música que acompanha a obra tem de estar «obrigatoriamente» livre de direitos. Em caso contrário o filme é retirado de imediato.

f) Juntamente com a cópia do filme deve ser enviado o cartaz do filme e 2 fotos de cena do filme a 300 dpi

4 – Promoção

Para efeitos de promoção cada filme deve submeter materiais promocionais como trailer e fotografias e dar a respetiva autorização à Academia de os divulgar pelos seus meios. Ver formulário de autorização que se encontra no site da Academia Portuguesa de Cinema

 

5 – Seleção

Os filmes submetidos a Academia serão sujeitos a uma seleção feita por um júri apontado pela Academia. As obras selecionadas serão projetadas no dia dos prémios Sophia – Estudante.

 

  1. Os vencedores para cada uma das categorias sairão desta última seleção.
  2. Pode, se assim o comité de seleção entender, que nenhuma das obras submetidas pela escola seja selecionada para a grande sessão de apresentação.

 

6 – Prémios

O prémio é atribuído ao realizador da obra. A Academia atribui os seguintes prémios:

 

  1. Prémio atribuído ao realizador ou realizadores de:

Melhor Filme De Ficção
Melhor Filme De Animação
Melhor Filme Documental
Melhor Filme Experimental

Melhor Cartaz*

*ver alínea d

Nota: Só há um troféu por obra, mesmo que o filme tenha mais que um realizador.

 

  1. A Academia atribui certificado para os 2ºs e 3ºs classificados de cada categoria.

 

  1. Grande Prémio Sophia. Os 3 melhores em cada uma das categorias serão selecionados para votação pelos membros da academia para a obtenção do grande prémio Sophia estudante na Gala principal da Academia a ter lugar em Março de 2019

 

  1. O Prémio de Melhor Cartaz é atribuído a um único filme. Ao inscrever o filme no prémio sophia estudante e entregar os materiais solicitados no acto da inscrição este está automaticamente inscrito nesta categoria. Caso um dos filmes inscritos não tenha cartaz a escola deverá informar a Academia Portuguesa de Cinema.

 

NOTA1: O patrocinador de 5000 euros para o filme vencedor tem em contrapartida que permitir que o filme passe em sala e na plataforma vídeo on demand da NOS, mediante a assinatura de um contrato de cedência de direitos.

 

NOTA2: O prémio no valor de 5000 euros que é atribuído pela NOS para a Academia distribuir. A primeira tranche de 3000 euros será entregue na fase de produção e os restantes 2000 euros na entrega do ficheiro Prores à Academia Portuguesa de Cinema.

 

NOTA3: A atribuição dos prémios Planar/Cinemate/Nova Imagem devem ser solicitados através da Academia que verifica a veracidade da produção e dos elementos envolvidos na produção do novo filme.

 

 

7 – Como entregar.

Preencher o formulário de inscrição e de autorização para exibição que se encontram online www.academiadecinema.pt e depois enviar por WeTransfer

ficheiro a mencionar o TÍTULO DO FILME + Identificação da ESCOLA

Em codec h264, tipo de ficheiro mp4

Bit rate- 2000 bits/s

Para: sophiaestudante@academiadecinema.pt

 

DATAS DE ENTREGA

A data limite de entrega dos filmes
Sexta-feira 2 de novembro de 2018

Subscreva a newsletter da Academia Portuguesa de Cinema

Conheça todas as novidades do cinema nacional.