Quem Somos

Acolher e promover o cinema

português pela voz dos que o fazem.

A Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas formalizou-se em Julho de 2011.

Pela primeira vez em Portugal reuniram-se numa academia os que fazem cinema, num ideal de diversidade e respeito pelas capacidades e trabalhos de todos os cineastas portugueses.

Pela primeira vez integrámos o movimento das academias, no fórum internacional da representação e comunhão das cinematografias nacionais, da European Federation of Academies e da Federação das Academias Ibero-Americanas.

Pela primeira vez em Portugal somos todos e só nós, gente do cinema, a escolher anualmente os melhores de nós, distinguindo-os com a atribuição dos Prémios Sophia, a referência na premiação cinematográfica portuguesa.

Defender e projectar o que fazemos, e o acervo que temos, em exposições e mostras, em formação e aperfeiçoamento, é um longo caminho que prosseguimos e para o qual temos também incentivado as novas gerações, quer pela exposição dos seus trabalhos perante o público e os cineastas academistas, quer distinguindo-os também com a nossa escolha anual do melhor das suas potencialidades com os Prémios Sophia Estudante.

Conhecer mais e dar-nos a conhecer, distinguir o mérito, acolher o talento e projectá-lo, mostrar-nos aos portugueses e universalmente é o espírito que nos reúne na Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas.