Colecção de DVD’s

Colecção da Academia

Em 2015 foi posta em marcha a iniciativa “Colecção da Academia”, que visa recuperar e editar obras emblemáticas do cinema português, contribuindo em simultâneo para a sua preservação como para a sua difusão junto do público.

Desde 2018, as obras são recuperadas e editadas em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Os DVD’s podem ser adquiridos na Livraria Linha de Sombra e na FNAC.

A Promessa

Realizador: António de Macedo
Ano: 1973
Duração: 102 min
Intérpretes: Guida Maria, Sinde Filipe, João Mota, Luís Santos, José Rodrigues de Carvalho, Fernando Loureiro, Luís Barradas, Fernanda Coimbra, Maria Gonzaga, Greece de Castro, Xico Machado, Agostinho Alves, Celeste Alves
Sinopse: Numa aldeia de pescadores, José e Maria, casados há um ano e profundamente religiosos, não consumaram a sua união, em cumprimento dum solene voto de castidade, aquando duma violenta tempestade que afundou o barco do pai de José, que se salvou com uma perna esmagada. Porém, os jovens esposos vivem num estado de tensão permanente, alimentada pela presença de Labareda, um cigano apunhalado durante uma discussão e recolhido por eles.
Extra: Memórias de Filmagem; António de Macedo, O Cineasta Inconformado; Fototeca

Relação Fiel e Verdadeira

Realizadora: Margarida Gil
Ano: 1987
Duração: 88 min
Intérpretes: Catarina Alves Costa, António Sequeira Lopes, Jorge Rolla, Laura Soveral
Sinopse: Século XVII. A jovem Antónia Margarida Castelo Branco é entregue por sua mãe a Brás Telles de Menezes, em nome de obscuros interesses entre famílias da aristocracia rural do Norte. Brás é um homem arruinado e boémio, com fama de violento e perdulário. A fortuna de Antónia é o primeiro sacrifício da esposa.
Extra: Memórias de Filmagem; Fototeca

O Mal Amado

Realizador: Fernando Matos Silva
Ano: 1974
Duração: 97 min
Intérpretes: João Mota, Maria do Céu Guerra, Zita Duarte, Fernando Gusmão, Helena Félix
Sinopse: João, um jovem desajustado e Mal Amado à procura de respostas, abandona os estudos e, através das influências e contactos do pai, começa a trabalhar num escritório. Rodeado de mulheres, acaba por se envolver com Inês, a sua chefe, uma mulher solitária que vive assombrada pela morte do irmão na guerra colonial. Mas se, inicialmente, a sofisticação e a posição social de Inês entusiasmam João, no final ele acaba por preferir Leonor, uma rapariguinha de valores mais tradicionalistas. A obsessão e o ciúme levam Inês à loucura.
Extra: Memória de Filmagem “O Mal Amado”

A Santa Aliança

Realizador: Eduardo Geada
Ano: 1978
Duração: 119 min
Intérpretes: Io Appolloni, Lia Gama, Helena Isabel, Henrique Viana
Sinopse: Lisboa, Dezembro de 1974: abalada pelo movimento popular de Abril (no PREC), uma influente família de financeiros procura sobreviver e preservar as prerrogativas conquistadas em plena ditadura, jogando com as suas armas naturais: o dinheiro, com que se compram as pessoas; os prazeres camuflados, a imunidade a conservar, a esperança de “melhores dias”.
Extra: Memória de Filmagem “A Santa Aliança”

Jogo de Mão

Realizador: Monique Rutler
Ano: 1983
Duração: 109 min
Intérpretes: João lagarto, Júlio César, São José Lapa, Zita Duarte, Teresa Roby, João calvário, Carlos Wallenstein, Isabel de Castro
Sinopse: Vários submundos, em quatro histórias – ligada por um espetáculo de robertos – onde se cruzam gentes simples que complicam tudo, intelectuais que pensam pouco, velhos libidinosos que fazem corte a jovens cantadeiras de fado, estudantes que já não sabem o que fazer, duros que têm o coração mole e ingénuas com alma de prostitutas.
Extra: Memória de Filmagem “Jogo de Mão”; Fotografias

Colonia e Vilões

Realizador: Leonel Brito
Ano: 1977
Duração: 61 min
Sinopse: Em 1420 Portugal decide-se pelo povoamento da Madeira. Os Capitães donatérios repartem as terras por senhores, que por sua vez, alugam aos povoadores; As benfeitorias pertencem aos colonos, enquanto os senhores davam origem a uma aristocracia ociosa e próspera. Este compromisso ocasionaria o secular contrato da colonia.
Extra: Memória de Filmagem “Colonia e Vilões”

A Sombra dos Abutres

Realizador: Leonel Vieira
Ano: 1997
Duração: 90 min
Interpretação: Vítor Norte, Diogo Infante, José Eduardo, José Wallenstein, Fátima Belo
Sinopse: Agosto de 1962. Nordeste Transmontano. Daniel é um mineiro transmontano de trinta e seis anos. Homem rude e de poucas falas, sabe que tem uma profissão de risco constante e luta por melhores condições de trabalho. Duas violentas mortes obrigam-no a fugir para França. Os problemas de passar a fronteira e alcançar a liberdade extremam os seus sentimentos. As armadilhas e os percalços sucedem-se. Como um animal ferido, vê os “abutres” fazerem-lhe o cerco.

Manhã Submersa

Realizador: Lauro António
Ano: 1980
Duração: 127 min
Interpretação: Eunice Muñoz, Vergílio Ferreira, Canto e Castro, Jacinto Ramos, Carlos Wallenstein, Joaquim Manuel Dias
Sinopse: Manhã Submersa escreve o despertar para a vida de uma criança. Uma obra poderosa, oscilando entre a luz e as sombras, por entre as quais um jovem de doze anos parte à descoberta de si próprio e do mundo que os rodeia: a repressão da educação, a pobreza da sua terra, as desigualdades sociais, o desejo do seu corpo em formação, a amizade e o amor.

Domingo à Tarde

Realizador: António de Macedo
Ano:1966
Duração:90
Interpretação: Ruy de Carvalho, Isabel Ruth, Isabel de Castro
Sinopse: Jorge, médico e solitário, dirige um departamento num hospital. Um dia chega Lúcia gravemente doente de leucemia. Apaixonam-se. É uma corrida contra o desespero e a reafirmação da vontade de amar, mesmo face à iminência da morte.
Extras: “ Memórias do Domingo à Tarde”

A Mulher do Próximo

Realizador: José Fonseca e Costa
Ano: 1988
Duração: 84 min
Interpretação: Fernanda Torres, Mário Viegas, Carmen Dolores, Virgílio Teixeira, Vítor Norte
Sinopse: A Mulher do Próximo é uma comédia negra na qual aspectos insignificantes e irreais da vida são usados para ilustrar alguma das mais divertidas realidades do amor e da paixão. O tranquilo universo da família Castro Silva é subitamente abalado pela notícia da morte do pai, Mário, na companhia da sua jovem amante, Terry. Quando Cristina, a viúva e a filha Isabel vão à casa mortuária identificar o corpo de Mário, descobrem que o pai da sua companheira também morta num acidente de automóvel, é António, velho amigo de Mário que havia sido, na adolescência namorado de Cristina.