Colecção de DVD’s

Colecção da Academia

Em 2015 foi posta em marcha a iniciativa “Colecção da Academia”, que visa recuperar e editar obras emblemáticas do cinema português, contribuindo em simultâneo para a sua preservação como para a sua difusão junto do público.

Desde 2018, as obras são recuperadas e editadas em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Os DVD’s podem ser adquiridos na Livraria Linha de Sombra e na FNAC.

O Mal Amado

Realizador: Fernando Matos Silva
Ano: 1974
Duração: 97 min
Intérpretes: João Mota, Maria do Céu Guerra, Zita Duarte, Fernando Gusmão, Helena Félix
Sinopse: João, um jovem desajustado e Mal Amado à procura de respostas, abandona os estudos e, através das influências e contactos do pai, começa a trabalhar num escritório. Rodeado de mulheres, acaba por se envolver com Inês, a sua chefe, uma mulher solitária que vive assombrada pela morte do irmão na guerra colonial. Mas se, inicialmente, a sofisticação e a posição social de Inês entusiasmam João, no final ele acaba por preferir Leonor, uma rapariguinha de valores mais tradicionalistas. A obsessão e o ciúme levam Inês à loucura.
Extra: Memória de Filmagem “O Mal Amado”

A Santa Aliança

Realizador: Eduardo Geada
Ano: 1978
Duração: 119 min
Intérpretes: Io Appolloni, Lia Gama, Helena Isabel, Henrique Viana
Sinopse: Lisboa, Dezembro de 1974: abalada pelo movimento popular de Abril (no PREC), uma influente família de financeiros procura sobreviver e preservar as prerrogativas conquistadas em plena ditadura, jogando com as suas armas naturais: o dinheiro, com que se compram as pessoas; os prazeres camuflados, a imunidade a conservar, a esperança de “melhores dias”.
Extra: Memória de Filmagem “A Santa Aliança”

Jogo de Mão

Realizador: Monique Rutler
Ano: 1983
Duração: 109 min
Intérpretes: João lagarto, Júlio César, São José Lapa, Zita Duarte, Teresa Roby, João calvário, Carlos Wallenstein, Isabel de Castro
Sinopse: Vários submundos, em quatro histórias – ligada por um espetáculo de robertos – onde se cruzam gentes simples que complicam tudo, intelectuais que pensam pouco, velhos libidinosos que fazem corte a jovens cantadeiras de fado, estudantes que já não sabem o que fazer, duros que têm o coração mole e ingénuas com alma de prostitutas.
Extra: Memória de Filmagem “Jogo de Mão”; Fotografias

Colonia e Vilões

Realizador: Leonel Brito
Ano: 1977
Duração: 61 min
Sinopse: Em 1420 Portugal decide-se pelo povoamento da Madeira. Os Capitães donatérios repartem as terras por senhores, que por sua vez, alugam aos povoadores; As benfeitorias pertencem aos colonos, enquanto os senhores davam origem a uma aristocracia ociosa e próspera. Este compromisso ocasionaria o secular contrato da colonia.
Extra: Memória de Filmagem “Colonia e Vilões”

A Sombra dos Abutres

Realizador: Leonel Vieira
Ano: 1997
Duração: 90 min
Interpretação: Vítor Norte, Diogo Infante, José Eduardo, José Wallenstein, Fátima Belo
Sinopse: Agosto de 1962. Nordeste Transmontano. Daniel é um mineiro transmontano de trinta e seis anos. Homem rude e de poucas falas, sabe que tem uma profissão de risco constante e luta por melhores condições de trabalho. Duas violentas mortes obrigam-no a fugir para França. Os problemas de passar a fronteira e alcançar a liberdade extremam os seus sentimentos. As armadilhas e os percalços sucedem-se. Como um animal ferido, vê os “abutres” fazerem-lhe o cerco.

Manhã Submersa

Realizador: Lauro António
Ano: 1980
Duração: 127 min
Interpretação: Eunice Muñoz, Vergílio Ferreira, Canto e Castro, Jacinto Ramos, Carlos Wallenstein, Joaquim Manuel Dias
Sinopse: Manhã Submersa escreve o despertar para a vida de uma criança. Uma obra poderosa, oscilando entre a luz e as sombras, por entre as quais um jovem de doze anos parte à descoberta de si próprio e do mundo que os rodeia: a repressão da educação, a pobreza da sua terra, as desigualdades sociais, o desejo do seu corpo em formação, a amizade e o amor.

Domingo à Tarde

Realizador: António de Macedo
Ano:1966
Duração:90
Interpretação: Ruy de Carvalho, Isabel Ruth, Isabel de Castro
Sinopse: Jorge, médico e solitário, dirige um departamento num hospital. Um dia chega Lúcia gravemente doente de leucemia. Apaixonam-se. É uma corrida contra o desespero e a reafirmação da vontade de amar, mesmo face à iminência da morte.
Extras: “ Memórias do Domingo à Tarde”