Prémios Nico

A Academia Portuguesa de Cinema atribui, desde 2017, os Prémios Nico, com o objectivo de reconhecer e incentivar novos talentos, profissionais cujo trabalho se destaque numa actividade relacionada com o cinema português. Estes prémios são assim designados em homenagem ao actor e realizador Nicolau Breyner.

 

”Nicolau Breyner não era apenas um grande actor, era alguém que encorajava e transmitia aos jovens a importância da capacidade de sonhar. A atribuição dos Prémios Nico destina-se precisamente a reconhecer talentos que de alguma forma evidenciam as qualidades e os sonhos que todos reconheciam nele.”
Paulo Trancoso
Presidente da Academia Portuguesa de Cinema

Edição 2019

Em 2019, a actriz Alba Baptista, o realizador António Pinhão Botelho e o actor Francisco Froes são os jovens talentos escolhidos, cujo trabalho tem merecido a atenção do público, da crítica, e dos seus colegas. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa associa-se, pela primeira vez, como principal Patrocinador dos Prémio Nico, contribuindo não só com o troféu, como também com um prémio de mil euros para cada um dos vencedores. 

Alba Baptista

Actriz

António Pinhão Botelho

Realizador

Francisco Froes

Actor

Edição 2018

José Pimentão

Actor

Oksana Tkach

Actriz

Pedro Pinho

Realizador

Edição 2017

Igor Ramos

Designer

Miguel Cunha

Actor

Nuno Rocha

Realizador