Júlia Buisel
Nascida em 1939 na Praia da Rocha, em Portimão, Júlia Buisel está ligada ao cinema desde os anos 60.
Iniciou o seu percurso como atriz no filme “Pássaro de Asas Cortadas” (Artur Ramos), tendo-se destacado pelos papéis que desempenhou em filmes como “O Miúdo da Bica” (Constantino Esteves) e “Uma Hora de Amor” (Augusto Fraga).
Para além do seu trabalho como atriz, desempenhou outras funções ligadas ao cinema, como assistente de realização em vários projetos, do qual se pode destacar a série televisiva “Retalhos da Vida de um Médico”.
Em 1981, iniciou uma ligação profissional com Manoel de Oliveira que durou mais de 30 anos e, durante esse período, para além de script supervisor de eleição do realizador, foi também atriz em alguns dos seus filmes, nomeadamente em “Belle Toujours”, “Singularidades de uma Rapariga Loura”, “Vale Abraão”, entre outros.
Em 2018, Júlia Buisel estreou-se na realização com o filme “Quantas Vezes Tem Sonhado Comigo”. Tendo Lisboa como cenário, o primeiro trabalho de Júlia Buisel como realizadora utiliza fragmentos escritos por Fernando Pessoa e revisita, através das personagens interpretadas por Catarina Wallenstein e Dinis Gomes, algumas das casas onde o poeta viveu, bem como locais que gostava de frequentar.
A sua mais recente curta-metragem “Adeus Senhor António” encontra-se entre os nomeados para os Sophia 2021.