Melhor Filme
Great Yarmouth – Provisional Figures
Filipa Reis (produtora)
Uma Pedra no Sapato
Mal Viver
Pedro Borges (produtor)
Midas Filmes
Nação Valente
Leonor Noivo, João Matos, Carlos Conceição (produtores)
Terratreme Filmes
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Rodrigo Areias (produtor)
Bando à Parte
Melhor Realização
Carlos Conceição
Nação Valente
Edgar Pêra
Não Sou Nada – The Nothingness Club
João Canijo
Mal Viver
Marco Martins
Great Yarmouth – Provisional Figures
Melhor Argumento Original
Carlos Conceição
Nação Valente
Edgar Pêra e Luísa Costa Gomes
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Filipa Reis, João Miller Guerra, Sara Morais,
José Filipe Costa e Letícia Simões
Légua
João Canijo
Mal Viver
Melhor Argumento Adaptado
Eduardo Brito
A Sibila
adaptado da obra
de Agustina Bessa-Luís “ A Sibila”
Virgílio Almeida
Nayola
adaptado a partir de “A Caixa Preta” da autoria
de Mia Couto e José Eduardo Agualusa
Júlio Alves
A Arte de Morrer Longe
Adaptado a partir da obra “A Arte de Morrer Longe”,
da autoria de Mário de Carvalho
Rui Cardoso Martins e Fernando Vendrell
Sombras Brancas
Adaptado a partir da obra “De Profundis, Valsa Lenta”, de José Cardoso Pires
Melhor Actor Principal
João Arrais
Nação Valente
Miguel Borges
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Rafael Morais
Amadeo
Rui Morisson
Sombras Brancas
Melhor Actriz Principal
Anabela Moreira
Mal Viver
Beatriz Batarda
Great Yarmouth – Provisional Figures
Carla Maciel
Légua
Joana Bernardo
A Noiva
Melhor Actor Secundário
Albano Jerónimo
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Matamba Joaquim
Pátria
Romeu Runa
Great Yarmouth – Provisional Figures
Vitor Correia
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Melhor Actriz Secundária
Anabela Moreira
Nação Valente
Madalena Almeida
Mal Viver
Rita Cabaço
Great Yarmouth – Provisional Figures
Victoria Guerra
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Melhor Documentário em Longa-Metragem
Águas do Pastaza
Ico Costa, Inês T. Alves (produção)
Inês T. Alves (realização)
Oublaum Filmes
O Que Podem as Palavras
Ana Almeida, Luísa Sequeira (produção)
Luísa Sequeira e Luísa Marinho (realização)
Anexo 82
Super Natural
Pandora da Cunha Telles, Pablo Iraola (produção)
Jorge Jácome (realização)
Ukbar Filmes
Viagem ao Sol
Ansgar Schaefer, Elsa Sertório, Rui Ribeiro (produção)
Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias (realização)
Kintop Filmes
Melhor Direcção de Fotografia
João Ribeiro
Great Yarmouth – Provisional Figures
Leonor Teles
Mal Viver
Rui Poças
Amadeo
Vasco Viana
Nação Valente
Melhor Montagem
António Gonçalves e Carlos Conceição
Nação Valente
Cláudio Vasques
Não Sou Nada – The Nothingness Club
João Braz
Mal Viver
Mariana Gaivão, Marco Martins e Karen Harley
Great Yarmouth – Provisional Figures
Melhor Som
Miguel Martins e Rafael Cardoso
Great Yarmouth – Provisional Figures
Pedro Marinho e Pedro Góis
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Pedro Melo, Elsa Ferreira e Pedro Góis
Amadeo
Rafael Cardoso e Xavier Thieulin
Nação Valente
Melhor Canção Original
“What is Fame After Death” – Não Sou Nada – The Nothingness Club
Letra: Fernando Pessoa / Música e Interpretação: Jorge Prendas
Lápis Azul – Sombras Brancas
Letra José Cardoso Pires (a partir de excertos censurados de Histórias de Amor) / Música: Eduardo Raon
Interpretação: Eduardo Raon e Rita Redshoes
Caretos – Os Demónios do Meu Avô
Letra: Possidónio Cachapa /Música: Carlos Guerreiro,
Interpretação: Gaiteiros de Lisboa
Casinha – A Minha Casinha
Letra, Música e Interpretação: Fábio Soares
Melhor Banda Sonora Original
Jim Williams
Great Yarmouth – Provisional Figures
Jorge Prendas
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Manuel Riveiro e Gaiteiros de Lisboa
Os Demónios do Meu Avô
Wojtek Urbañski
Vadio
Melhor Direcção Arte
Artur Pinheiro
Amadeo
Nádia Henriques
Mal Viver
Ricardo Preto
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Wayne dos Santos
Great Yarmouth – Provisional Figures
Melhor Caracterização/Efeitos Especiais
Arnauld Chelet
Great Yarmouth – Provisional Figures
Bárbara Brandão, Carlos Amaral e Júlio Alves
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Jorge Carvalho
Amadeo
João Rapaz, José André, Ivo Francisco, Carlos Almeida e Luís Martins,
Mathieu Jussreandot, Colin Journée, Adam Bachiri e Filipe Pereira
Nação Valente
Melhor Guarda-Roupa
Isabel Carmona
Great Yarmouth – Provisional Figures
Joana Cardoso
Amadeo
Patrícia Dória
Nação Valente
Susana Abreu
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Melhor Maquilhagem e Cabelos
Sandra Pinto e Natália Bogalho
Amadeo
Bárbara Brandão
Não Sou Nada – The Nothingness Club
Bárbara Brandão
A Sibila
Maria Almeida (Nini)
Great Yarmouth – Provisional Figures
Melhor Série/Telefilme
Cavalos de Corrida
Realização, Criação e Escrito por: André Santos e Marco Leão
Produção: Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola,Ukbar Filmes
Emília
Realização, Criação, Dir. Argumento e Escrito por: Filipa Amaro
Produção: Maria João Mayer, Maria&Mayer
Realização: Augusto Fraga e Patrícia Sequeira
Criação: Augusto Fraga
Escrito por: Augusto Fraga, Hugo Gonçalves e João Tordo
Produção: Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola – Ukbar Filmes
Salgueiro Maia – O Implicado
Realização: Sérgio Graciano
Inspirado em “Salgueiro Maia – Um Homem da Liberdade”, de António de Sousa Duarte
Dir. Argumento e escrito por: João Lacerda Matos
Produção: José Gandarez, Sky Dreams Entertainment
Melhor Curta-Metragem de Ficção
2720
de Basil da Cunha
As Gaivotas Cortam o Céu
de Mariana Bártolo e Guillermo García López
Corpos Cintilantes
de Inês Teixeira
Monte Clérigo
de Luís Campos
Melhor Curta-Metragem de Documentário
A Arte da Memória
de Rodrigo Areias
As Nossas Primaveras Passadas Não Voltam Mais
de Joel Cartaxo Anjos
Body Buildings
de Henrique Câmara Pina
Coney Island – As Primeiras Vezes
de Joana Botelho
Melhor Curta-Metragem de Animação
Algo que Eu Disse
de Sara Barbas
Ana Morphose
de João Rodrigues
Foxtale
de Alexandra Allen
Sopa Fria
de Marta Monteiro
Prémio Sophia Estudante
Défilement
de Francisca Miranda – FBAUP
Kintsugi
de Martim da Cunha, Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa
Praia da Aguda
de Salvador Gil – ESAP
Seres Vivos
de Margarida Fonseca – Ar.Co
Prémio Sophia Carreira 2024
Melhor Trailer
Melhor Cartaz
Melhor Filme Europeu
Prémio Arte & Técnica