Regulamento

 

REGULAMENTO

 

Introdução

A Academia Portuguesa de Cinema institui o Sophia Estudante como forma de incentivar e premiar os futuros cineastas como também estimular os institutos de ensino e o seu corpo docente a partilharem os resultados dos trabalhos desenvolvidos em contexto escolar.

 

1 – Participação

a) Todos os estabelecimentos de ensino superior e técnico em Portugal (continente e ilhas), devidamente reconhecidos como tal e com cursos na área do cinema e/ou audiovisual podem concorrer ao Sophia Estudante.

b) Poderão ser aceites filmes de estabelecimentos de ensino de outros países, desde que o/a aluno/a responsável pela realização do mesmo seja de nacionalidade Portuguesa.

c) Apenas serão aceites filmes produzidos no ano lectivo de 2020/2021.

 

2 – Registo do Estabelecimento de Ensino

a) Cada estabelecimento de ensino deve formalizar a sua inscrição junto da Academia, facultando Nº contribuinte, morada, contactos e indicação do curso ou cursos que leciona na área do cinema e audiovisual.

b) Só podem concorrer ao Sophia Estudante estabelecimentos de ensino oficiais. Cursos avulso e workshops fora de âmbito do ensino público e privado não serão aceites.

c) Considera-se “Estabelecimento de Ensino Oficial” se preencher um dos seguintes requisitos:

  • Reconhecimento por parte do MCES Ministério da Educação Ensino Superior – no caso de ensino superior.
  • Reconhecimento por parte do Ministério da Educação se não for ensino superior.
  • Certificado de reconhecimento por parte da DGERT no caso de formação profissional.

d) No caso de estabelecimentos de ensino de outros países, será solicitada prova reconhecimento correspondente por parte do Ministério de Educação do país em questão.

e) A Academia pode recusar qualquer candidatura se não se comprovar que a entidade escolar esteja oficialmente registada como estabelecimento de ensino.

f) Só as escolas podem candidatar filmes. Não são aceites candidaturas individuais.

 

3 – Submissão de filmes a concurso

a) Cada escola pode submeter à apreciação da Academia até dois filmes em cada uma das seguintes categorias:

– Animação
– Documentário
– Experimental*
– Ficção
– Mestrado e Doutoramento**

* Considerando a existência de unidades curriculares que exploram diferentes formas de narrativa onde se produzem trabalhos de maior cariz experimental ou de ensaio e de difícil enquadramento em géneros convencionais, na categoria Experimental incluem-se obras como: ensaios experimentais; não ficcionais; exercícios; filmes até 1 minuto, entre outros.

** Na categoria de Mestrado e Doutoramento serão aceites filmes de animação, documentário, experimentais ou de ficção. A abertura desta categoria está sujeita a um mínimo de 3 candidaturas submetidas.

b) A duração máxima por filme para qualquer categoria é de 30 minutos.

c) A escola deverá realizar o upload dos materiais solicitados na plataforma WeTransfer ou plataforma similar, incluindo o link na ficha de inscrição.

d) No acto da inscrição do filme deverão ser enviados os seguintes materiais:

  1. Declaração de Cedência de direitos (disponível no site)
  2. Cópia do filme em mp4, h.264, 25 fps
  3. 2 fotos de cena do filme
  4. Cartaz do filme com qualidade de impressão

e) A banda sonora que acompanha o filme deverá ser de domínio público ou deverá a instituição garantir que possui autorização dos autores para a sua utilização. Em caso contrário, o filme é retirado da competição. A Academia Portuguesa de Cinema não se responsabiliza por eventuais litígios sobre a utilização de faixas musicais ou quaisquer elementos protegidos por direitos de autor que tenham sido utilizados sem expressa autorização dos mesmos, sendo a responsabilidade inteiramente da instituição de ensino responsável pela candidatura do filme.

Nota: caso o auditório disponha de projeção em DCP, esta poderá ser solicitada à escola candidata. Caso não seja possível a produção de uma cópia em DCP, a Academia poderá, se assim o entender, assumir o encargo de produzir uma cópia.

 

4 – Nacionalidade

a) Os filmes candidatos apenas serão aceites a concurso se cumprirem pelo menos um dos seguintes requisitos:

  1. A língua oficial do filme é o Português.
  2. Pelo menos 50% da rodagem do filme teve lugar em território nacional.
  3. O/A realizador/a é de nacionalidade Portuguesa.

 5 – Promoção

Para efeitos de promoção, cada filme inscrito deverá ser acompanhado de materiais promocionais como trailer, cartaz e fotografias, bem como da respetiva autorização à Academia para os divulgar pelos seus meios. Consulte o formulário de autorização que se encontra no site da Academia Portuguesa de Cinema.

 

6 – Selecção

a) Os filmes submetidos serão sujeitos a uma seleção feita por um comité de seleção designado pela Academia. Para cada categoria será designado um conjunto de jurados responsável pelo visionamento e seleção dos nomeados dentro da respetiva categoria. Apesar de cada escola poder apresentar duas candidaturas por categoria, o comité de seleção reserva-se ao direito de não selecionar nenhum dos filmes apresentados a concurso.

b) Os filmes nomeados serão projetados no dia do Sophia Estudante.

c) Os filmes vencedores em cada uma das categorias serão escolhidos a partir desta última seleção de nomeados.

d) Consoante o volume e qualidade dos filmes submetidos, poderá ser programada uma secção de Mostra Fora de Competição

7 – Prémios

a) A Academia atribuirá os seguintes prémios:

  • Melhor Curta-Metragem de Ficção
  • Melhor Curta-Metragem de Animação
  • Melhor Curta-Metragem em Documentário
  • Melhor Curta-Metragem Experimental
  • Melhor Curta-Metragem de Mestrado/Doutoramento
  • Melhor Cartaz

b) Os prémios serão atribuídos aos realizadores dos filmes e no caso do Melhor Cartaz, ao designer.

c) Apenas será entregue um troféu por obra, mesmo que o filme tenha mais que um realizador.

d) A Academia atribuirá ainda um certificado para os 2ºs e 3ºs classificados de cada categoria, excepto na categoria de Mestrado/Doutoramento na qual apenas será premiado um filme.

 

7.1 – Sophia Estudante

a) Os 3 melhores filmes nas categorias de Animação, Documentário, Experimental e Ficção serão automaticamente selecionados para votação pelos membros da Academia, concorrendo ao Prémio Sophia Estudante, cujo resultado será anunciado na Cerimónia dos Prémios Sophia, a ter lugar em 2022. O filme vencedor na categoria de Mestrado e Doutoramento não é elegível para o Prémio Sophia Estudante.

b) O Prémio Sophia Estudante tem o valor de 5.000 € e destina-se a incentivar o vencedor a produzir um novo filme.

c) Caso o vencedor assim o deseje, a Academia poderá ainda solicitar apoio aos parceiros Planar, Cinemate e Light Film para a obtenção de material técnico a usar na produção do novo filme.

d) O vencedor do prémio será contactado pela Academia que informará sobre as fases de pagamento do prémio e documentação relativa ao projecto que deverá apresentar em cada uma mesmas.

 

8 – Como entregar

1. Preencher o formulário de inscrição online

2. Incluir no campo apropriado, o link com os seguintes materiais:

  • Declaração de Cedência de direitos devidamente preenchida
  • Cópia do filme em ficheiro mp4; codec h.264; bit rate- 5000 bits/s
  • 2 fotos de cena do filme
  • Cartaz do filme com qualidade de impressão

 

Quaisquer dúvidas relativamente ao regulamento dos Prémios Sophia Estudante por favor contacte: sophiaestudante@academiadecinema.pt