Ana Lorena
Nascida em Lisboa, foi nesta cidade que completou o Curso de Ballet Clássico no Conservatório de Música e Dança. Frequentou também aulas de Teatro na mesma escola, que lhe deu conhecimentos para participar como atriz e bailarina em espetáculos.
Terminado o curso de dança, ingressou na Companhia de Ballet Teatro, dirigida por Águeda Sena, onde se manteve alguns anos como bailarina, fazendo espetáculos pelo país fora. Depois desta experiência, foi contratada como bailarina profissional na Companhia de Ballet, na altura residente no Teatro Nacional de S.Carlos, onde trabalhou durante treze anos, fazendo espetáculos em Portugal, em toda a Europa, África e Ásia.
Paralelamente, fez um curso de manequim na Escola dirigida por Bryan McCarthy, com alta classificação.
A experiência adquirida na Arte da Dança e Teatro permitiu-lhe participar em inúmeros desfiles de moda como manequim e coreógrafa. No decorrer destas atividades, surgiu o convite para trabalhar como maquilhadora na 7ª Arte, profissão que até hoje se dedica com entrega total.
Como profissional, deu assistência a maquilhadores de grande relevo, em filmes como “The young Toscanini” do Realizador Franco Zeffirelli, com a atriz Elizabeth Taylor, rodado em Portugal e Italia, entre outros.
O seu curriculum, contam mais de cento e vinte filmes em produções nacionais e estrangeiras, como chefe maquilhadora, ente os quais “Vidas” (1984), “Repórter X” (1987), “Adeus Princesa” (1992), “Bele Epoque” (1992), “Cinco Dias, Cinco Noites” (1996), “Viagem ao Princípio do Mundo” (1997), “O Anjo da Guarda” (1998), “Sex is Comedy” (2002), “Animal” (2005), “O Mistério da Estrada de Sintra” (2007), “Dans tes Bras” (2009), “Como Desenhar um Círculo Perfeito” (2009), “América” (2010), “A Gaiola Dourada” (2013) e “Snu” (2019).
É membro da Real Academia del Cine Español, por ter sido nomeada como “Melhor Maquilhagem” no filme espanhol “Belle Époque”, do Realizador Fernando Trueba, de cujo elenco fazem parte Penélope Cruz, Xus lampreave, entre outros.
Inúmeros atores e atrizes passaram já pelas suas mãos, em filmes galardoados além fronteiras. Foi condecorada pela Academia Portuguesa de Cinema com o Prémio Carreira em 2018, e mais recentemente, com o Sophia 2021 para Melhor Maquilhagem em Ordem Moral.