Sophia Estudante 2016
A 3ª edição dos Sophia Estudante realizou-se a 7 de dezembro de 2016, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém. O anúncio de nomeados teve lugar a 11 de novembro de 2016.
Dos 88 filmes recebidos para as as quatro categorias de ficção, documentário, animação e experimental, provenientes de 18 escolas de todo o país, foram selecionados 26 projetos distribuídos da seguinte forma. 10 ficções; 6 documentários; 6 filmes de animação e seis filmes para a categoria. A seleção foi escolhida pelo júri, composto por membros da Academia Portuguesa de Cinema: Lauro António (Realizador e membro permanente); João Cayatte (Realizador e membro da Academia Portuguesa de Cinema); Ana Paula Rainha (Arquiteta e amiga da Academia) e por Saúl Rafael (Diretor de Marketing NOS e membro associado).
Numa cerimónia apresentada por Joana Ribeiro e João Jesus, foram premiados os três primeiros classificados de cada género, sendo os vencedores juntamente com os segundos e terceiros os nomeados para o Grande Prémio Sophia Estudante 2016, galardão a receber na Cerimónia de Entrega de Prémios Sophia, no dia 22 de março do mesmo ano, no Grande Auditório do CCB.
O dia foi preenchido com vários debates, e conversas, iniciando-se com “Metodologias de Ensino” apresentado por José Quinta Ferreira, “Arquivos e Acervos” por seguido por Pedro Sena Nunes, “Política de Festivais”, por Manual José Damásio, “Direitos Patrimoniais em Produção Académica” por Francisco Merino e ainda “A Viagem do Guionista” por João Nunes, “A Revolução Digital no cinema – O que é que se segue?” por Carlos Alberto Henriques e uma conversa com o realizador Vicente Alves do Ó.
O visionamento e entrega dos prémios vencedores teve lugar pelas 21H.
Vencedores Sophia Estudante 2016
Melhor Curta-Metragem de Ficção
1º lugar: A Instalação do Medo, de Ricardo Leite (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo)
2º lugar: POST-MORTEM, de Belmiro Ribeiro (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo)
3º lugar: Intromissão, de Miguel Pinto e Francisco Morais (Universidade da Beira Interior)
Documentário em Curta-Metragem
1º lugar: Até à Próxima, de Atsushi Kuwayama (Universidade Lusófona)
2º lugar: Hompesch Chez Moi, de Sara Marques (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo)
3º lugar: O Voo da Águia, de João Chambel (ETIC)
Curta-Metragem de Animação
1º lugar: Sweet Bite, de Miguel Bettencourt (Universidade Católica Portuguesa Católica UCP)
2º lugar: Pronto, Era Assim, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues (Instituto Politécnico do Cávado e Ave)
3º lugar: Marvin’s Island, de António Vieira, Filipa Burmester e Pedro Oliveira (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo)
Curta-Metragem Experimental
1º lugar: Hocus Pocus, de André Amaral (Escola Soares dos Reis)
2ª lugar: Monte Zuma FM, da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo
3º lugar: Moving Like Waves, de Mariana Borges Rodrigues (Universidade da Beira Interior)