Coleção da Academia

Coleção da Academia

Em 2015 foi posta em marcha a iniciativa “Coleção da Academia”, que visa recuperar e editar obras emblemáticas do cinema português, contribuindo em simultâneo para a sua preservação como para a sua difusão junto do público.

Desde 2018, as obras são recuperadas e editadas em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Os DVD’s podem ser adquiridos na Livraria Linha de Sombra e na FNAC, ou encomendados diretamente à Academia, preenchendo o formulário que se encontra no final da página.

Dina e Django

Realizador: Solveig Nordlund
Ano: 1981
Duração: 73 min
Intérpretes: Maria Santiago, Luís Lucas, Benvinda Bento, Manuela de Freitas, Sinde Filipe, Ruy Furtado, João Perry, Canto e Castro, Manuela Fernandes, António Montez, Genny Frias, Tony Morgon, Margarida Carpinteiro

Sinopse: É entre leitarias e bares do Bairro Alto, entre quartos alugados e os passeios da prostituição, entre cozinhas da burguesia intelectual e os autocarros à hora de ponta que decorre a história de amor de Dina e Django: jovens delinquentes que, sem bem saberem como, virão a assassinar um motorista de táxi e a serem condenados a vários anos de prisão maior. Entre pequenas mentiras, juramentos de sangue, cenas de ciúmes, grandes ilusões, amores de fotonovela. Em Lisboa e em 1974.

Extras: Memórias de Filmagem

As Ruínas no Interior

Realizador: José de Sá Caetano
Ano: 1976
Duração: 107 min
Intérpretes: Françoise Ariel, Keith James, Brian Ralph, Jacinto Ramos, Catarina Avelar, Constança Navarro, Luís Alberto, Maria Otília, Rui Luís, Clara Maria Azevedo, João Pedro Estrelado, Frederic Hugon, Fernando Amaro, Sinde Filipe, José Henriques, Joaquim Lima, José Pacheco

Sinopse: 1943. Uma família burguesa passa uma parte das férias da Páscoa numa velha casa de família, vizinha de uma aldeia de pescadores, perto da praia. No 1º andar da casa vive temporariamente uma senhora belga com dois filhos pequenos, refugiada da guerra que assola a Europa. A vida corre banal até que, da névoa de uma certa manhã, emergem da praia dois homens, um deles ferido. São um dos pilotos e o timoneiro de um avião de combate inglês que se despenhou no mar…

Extras: Memórias de Filmagem; RTP Arquivos: Entrevista a José de Sá Caetano, por Isabel Wolmar / Crítica por Luís de Pina e José Camacho Costa e entrevista ao realizador sobre a reação dos espectadores ao filme

Tempos Difíceis - Este Tempo

Realizador: João Botelho
Ano: 1988
Duração: 96 min
Intérpretes: Henrique Viana, Julia Britton, Eunice Muñoz, Ruy Furtado, Isabel de Castro, Joaquim Mendes, Isabel Ruth, Lia Gama, Inês de Medeiros, Luís Estrela, Pedro Cabrita Reis, Maria Alice Pereira, Pedro Hestnes

Narrador: Luís Lucas / Voz de Julia Britton: Rita Blanco

Sinopse: Atualidade. A cidade de Poço do Mundo, através de três famílias: os Cremalheira – cujo pretensioso patrono ambiciona ser deputado; Grandela – um industrial prepotente, porventura de origens humildes; Sebastião – um operário patético e infeliz com a mulher. Uma vivência emergente de conformismo ou frustração, de humilhações ou prepotências, de renúncia ou ridículos, de infâmias ou mediocridade. Entre títeres e pervetidos, exploradores e humilhados…

Extras: Entrevista a João Botelho

A Vossa Terra

Realizador: João Mário Grilo
Ano: 2016
Duração: 59 min
Com: Gonçalo Ribeiro Telles

Sinopse: O arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, responsável, entre outros projectos, pelos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, dedicou uma vida à construção da paisagem. “A que se assemelharia um filme sobre a sua obra?”, pergunta o realizador ao paisagista. “Apenas paisagens, uma depois da outra.” Com este programa visual, dramático e narrativo em mente, João Mário Grilo, o cineasta, propõe-se pensar e documentar a obra do arquitecto, não sem evocar, pelos seus textos e paisagens, a força expressiva e poética da natureza e o poder transformador do homem sobre ela.

Extras: Entrevista a João Mário Grilo

O Recado

Realizador: José Fonseca e Costa
Ano: 1971
Duração: 110 min
Intérpretes: Maria Cabral, Francisco Nieto, José Viana, Luís Rocha, Luís Marin, António Beringela, Luís Barradas, Paula Ferreira, Constança Navarro, Fernando Santos Silva, Álvaro Santos e Adelaide João

Sinopse: Luísa é uma jovem que oscila entre a corte que lhe é feita por António, um homem da mesma classe social e a memória do amor de Francisco, um “marginal” que desaparecera. Mas Francisco manda por um companheiro, Maldevivre, um recado a Luísa, anunciando o seu regresso e marcando um encontro numa praia deserta. Francisco é, no entanto, morto antes de ver Luísa que espera em vão até ter conhecimento da sua morte. Confrontada com o desaparecimento daquele que poderia ser a fuga à inutilidade da sua vida, Luísa cede perante os valores que António representa, enquanto Maldevivre vai “deixando a raiva a crescer, à espera que a raiva rebente”.

Extras: Memórias de Filmagem

A Promessa

Realizador: António de Macedo
Ano: 1973
Duração: 102 min
Intérpretes: Guida Maria, Sinde Filipe, João Mota, Luís Santos, José Rodrigues de Carvalho, Fernando Loureiro, Luís Barradas, Fernanda Coimbra, Maria Gonzaga, Greece de Castro, Xico Machado, Agostinho Alves, Celeste Alves.

Sinopse: Numa aldeia de pescadores, José e Maria, casados há um ano e profundamente religiosos, não consumaram a sua união, em cumprimento dum solene voto de castidade, aquando duma violenta tempestade que afundou o barco do pai de José, que se salvou com uma perna esmagada. Porém, os jovens esposos vivem num estado de tensão permanente, alimentada pela presença de Labareda, um cigano apunhalado durante uma discussão e recolhido por eles.

Extra: Memórias de Filmagem; António de Macedo, O Cineasta Inconformado; Fototeca

Relação Fiel e Verdadeira

Realizadora: Margarida Gil
Ano: 1987
Duração: 88 min
Intérpretes: Catarina Alves Costa, António Sequeira Lopes, Jorge Rolla, Laura Soveral

Sinopse: Século XVII. A jovem Antónia Margarida Castelo Branco é entregue por sua mãe a Brás Telles de Menezes, em nome de obscuros interesses entre famílias da aristocracia rural do Norte. Brás é um homem arruinado e boémio, com fama de violento e perdulário. A fortuna de Antónia é o primeiro sacrifício da esposa.

Extra: Memórias de Filmagem; Fototeca

O Mal Amado

Realizador: Fernando Matos Silva
Ano: 1974
Duração: 97 min
Intérpretes: João Mota, Maria do Céu Guerra, Zita Duarte, Fernando Gusmão, Helena Félix

Sinopse: João, um jovem desajustado e Mal Amado à procura de respostas, abandona os estudos e, através das influências e contactos do pai, começa a trabalhar num escritório. Rodeado de mulheres, acaba por se envolver com Inês, a sua chefe, uma mulher solitária que vive assombrada pela morte do irmão na guerra colonial. Mas se, inicialmente, a sofisticação e a posição social de Inês entusiasmam João, no final ele acaba por preferir Leonor, uma rapariguinha de valores mais tradicionalistas. A obsessão e o ciúme levam Inês à loucura.

Extra: Memória de Filmagem “O Mal Amado”

A Santa Aliança

Realizador: Eduardo Geada
Ano: 1978
Duração: 119 min
Intérpretes: Io Appolloni, Lia Gama, Helena Isabel, Henrique Viana

Sinopse: Lisboa, Dezembro de 1974: abalada pelo movimento popular de Abril (no PREC), uma influente família de financeiros procura sobreviver e preservar as prerrogativas conquistadas em plena ditadura, jogando com as suas armas naturais: o dinheiro, com que se compram as pessoas; os prazeres camuflados, a imunidade a conservar, a esperança de “melhores dias”.

Extra: Memória de Filmagem “A Santa Aliança”

Jogo de Mão

Realizador: Monique Rutler
Ano: 1983
Duração: 109 min
Intérpretes: João lagarto, Júlio César, São José Lapa, Zita Duarte, Teresa Roby, João calvário, Carlos Wallenstein, Isabel de Castro

Sinopse: Vários submundos, em quatro histórias – ligada por um espetáculo de robertos – onde se cruzam gentes simples que complicam tudo, intelectuais que pensam pouco, velhos libidinosos que fazem corte a jovens cantadeiras de fado, estudantes que já não sabem o que fazer, duros que têm o coração mole e ingénuas com alma de prostitutas.

Extra: Memória de Filmagem “Jogo de Mão”; Fotografias

Colonia e Vilões

Realizador: Leonel Brito
Ano: 1977
Duração: 61 min

Sinopse: Em 1420 Portugal decide-se pelo povoamento da Madeira. Os Capitães donatérios repartem as terras por senhores, que por sua vez, alugam aos povoadores; As benfeitorias pertencem aos colonos, enquanto os senhores davam origem a uma aristocracia ociosa e próspera. Este compromisso ocasionaria o secular contrato da colonia.

Extra: Memória de Filmagem “Colonia e Vilões”

A Sombra dos Abutres

Realizador: Leonel Vieira
Ano: 1997
Duração: 90 min
Interpretação: Vítor Norte, Diogo Infante, José Eduardo, José Wallenstein, Fátima Belo

Sinopse: Agosto de 1962. Nordeste Transmontano. Daniel é um mineiro transmontano de trinta e seis anos. Homem rude e de poucas falas, sabe que tem uma profissão de risco constante e luta por melhores condições de trabalho. Duas violentas mortes obrigam-no a fugir para França. Os problemas de passar a fronteira e alcançar a liberdade extremam os seus sentimentos. As armadilhas e os percalços sucedem-se. Como um animal ferido, vê os “abutres” fazerem-lhe o cerco.

Manhã Submersa

Realizador: Lauro António
Ano: 1980
Duração: 127 min

Interpretação: Eunice Muñoz, Vergílio Ferreira, Canto e Castro, Jacinto Ramos, Carlos Wallenstein, Joaquim Manuel Dias
Sinopse: Manhã Submersa escreve o despertar para a vida de uma criança. Uma obra poderosa, oscilando entre a luz e as sombras, por entre as quais um jovem de doze anos parte à descoberta de si próprio e do mundo que os rodeia: a repressão da educação, a pobreza da sua terra, as desigualdades sociais, o desejo do seu corpo em formação, a amizade e o amor.

Domingo à Tarde

Realizador: António de Macedo
Ano:1966
Duração: 90 min
Interpretação: Ruy de Carvalho, Isabel Ruth, Isabel de Castro

Sinopse: Jorge, médico e solitário, dirige um departamento num hospital. Um dia chega Lúcia gravemente doente de leucemia. Apaixonam-se. É uma corrida contra o desespero e a reafirmação da vontade de amar, mesmo face à iminência da morte.

Extras: “ Memórias do Domingo à Tarde”

A Mulher do Próximo (Indisponível)

Realizador: José Fonseca e Costa
Ano: 1988
Duração: 84 min
Interpretação: Fernanda Torres, Mário Viegas, Carmen Dolores, Virgílio Teixeira, Vítor Norte

Sinopse: A Mulher do Próximo é uma comédia negra na qual aspectos insignificantes e irreais da vida são usados para ilustrar alguma das mais divertidas realidades do amor e da paixão. O tranquilo universo da família Castro Silva é subitamente abalado pela notícia da morte do pai, Mário, na companhia da sua jovem amante, Terry. Quando Cristina, a viúva e a filha Isabel vão à casa mortuária identificar o corpo de Mário, descobrem que o pai da sua companheira também morta num acidente de automóvel, é António, velho amigo de Mário que havia sido, na adolescência namorado de Cristina.

Encomendar um DVD da “Coleção da Academia”

Valor DVD: 12,99 €

+ 5,00€ de portes de envio (envios nacionais)

+ 10,00€ de portes de envio (envios internacionais)

Pagamento para a conta da Academia Portuguesa de Cinema:

IBAN: PT50 0035 0150 00067311 430 29

ou BIC SWIFT: CGDIPTPL

Pedido de encomendas e envio de comprovativos de pagamento para o e-mail: secretariado@academiadecinema.pt