Jay Rabinowitz
Jay Rabinowitz é um montador de cinema americano, certificado pela American Cinema Editors, tendo iniciado a sua carreira na década de 90.
Estou na Universidade de Nova Iorque, onde se licenciou em Cinema, em 1984. Durante o seu curso, Jay candidatou-se para um estágio como montador para um filme que se encontrava em pré-produção. Este filme era nada mais do que Down by Law, de Jim Jarmusch. Depois deste filme, o montador trabalhou como montador de vários filmes deste realizador, com títulos inesquecíveis como “Ghost Dog – O Método Samurai” e “Café e Cigarros”.
Rabinowitz inquietou-nos com a montagem do emblemático “Requiem for a Dream – A Vida não é um Sonho” do controverso Darren Aronofsky, que lhe valeu os prémios de Melhor Edição na Phoenix Film Critics Society e da Online Films Critics Society em 2000, e mostrou-nos a beleza na montagem com o aclamado “A Árvore da Vida” de Terrence Malick, tendo também sido premiado pelo seu trabalho nos Online Film Critics Society, em 2011.
Em 2012, a Motion Picture Editors Guild inclui estes dois films na sua lista de “Os melhores filmes editados de todos os tempos”. (Requiem for a Dream em 29º lugar e The tree of Life em 65º)
Em 2019, recebeu o prémio Sophia Lifetime Achievement Award da Academia Portuguesa de Cinema.