Pedro Lopes

Pedro Lopes (1976) é Diretor de Conteúdos da SP Televisão e SPi, argumentista, dramaturgo, escritor e académico. Licenciado em História (FLUL), Mestre em Comunicação, Cinema e Televisão (UCP) e Doutorando em Ciências da Comunicação (ISCTE-IUL). 

Escreve para cinema e televisão e é autor de mais de quarenta títulos, entre curtas e longas-metragens, telenovelas, minisséries e séries. Em 2023, foi selecionado para o European Showrunner Programme (IFS – Internationale Filmschule Köln). 

Leciona na Escola Superior de Comunicação Social e na Universidade Católica de Portugal. Como académico, tem apresentado regularmente conferências em diferentes países, com destaque para a Universidade de São Paulo, no Brasil (2014, 2018, 2020), New York University – Steinhardt (2019) e Pontificia Universidad Católica del Perú (2023). 

Os seus trabalhos estão presentes nos principais festivais internacionais: Rockie Awards; Banff World Media Festival; Prix Europa; Festival de la Fiction La Rochelle; Festival de Televisão Monte-Carlo; Roma Fiction Fest, entre outros. Em 2011, ganhou os International Emmy Award para Melhor Telenovela com Laços de Sangue. Em 2016, ganhou a Medalha de Ouro no New York Festivals TV&Film Awards com Coração D’Ouro. Em 2019, foi pessoalmente nomeado para Melhor Argumentista nos Seoul Drama Awards, competindo contra Jed Mercurio (Bodyguard), Phoebe Waller- Bridge (Fleabag) e Claire Wilson e Mike Lesslie (The Little Drummer Girl). 

Em 2019 foi coautor da série portuguesa/espanhola Auga Seca, a primeira série portuguesa a ser emitida na HBO. Em 2020, a Netflix anunciou Glória, a sua primeira série original portuguesa, criada e escrita por Pedro Lopes. Glória estreou em 2021 e foi a vencedora dos Prémios Sophia na categoria de melhor série/telefilme, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema, e do Globo de Ouro (SIC) para melhor série de televisão. A nível internacional, Glória foi pré-nomeada para os Prémios Platino Iberoamericanos 2022, nas categorias de Melhor Criador de Séries e Melhor Série. 

Em 2023 estreou a série Códex 632, uma coprodução da SPi, Globoplay e RTP, da qual foi o autor e produtor executivo. Em 2024 vai estrear Sr. Presidente, na Prime Video, um documentário em três partes sobre a vida de Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do Futebol Clube do Porto.