EFA Young Audience Award

EFA YOUNG AUDIENCE AWARD

EFA : Young Audience Award 2021

O maior júri de cinema do mundo está de volta!

A 10ª edição do EFA Young Audience Award terá lugar a 25 de abril e, tal como no ano passado, será totalmente online.

A inscrição é gratuita e destina-se a jovens dos 12 aos 14 anos, em qualquer ponto do país.

Os participantes terão acesso exclusivo aos 3 filmes nomeados de temática jovem, legendados em português.

No dia 25 de abril, de manhã, todos os participantes serão convidados para uma sessão online, para discutir os filmes, partilhar os melhores momentos, conhecer e ouvir convidados especiais a falar de cinema, e mais importante de tudo, para votarem no seu filme preferido.

Da parte da tarde, terá lugar a cerimónia oficial do EFA YAA, em direto de Frankfurt, na Alemanha, onde os participantes poderão conhecer os realizadores e até os atores dos filmes, e será revelado o filme que vai receber o tão desejado prémio.

Uma verdadeira experiência cinéfila, democrática e europeia!

Inscrições abertas até dia 8 de abril, através deste link:

Inscrição EFA YOUNG AUDIENCE AWARD 2021

Para esclarecimento de dúvidas, poderá contactar yaa@academiadecinema.pt

Edição de 2020

O maior júri de cinema do mundo reuniu-se pela primeira vez numa edição online!

A 9ª edição do EFA Young Audience Award decorreu no dia 26 de Abril de 2020, reunindo o maior júri de cinema do mundo, com mais de 2000 jovens de 32 países, contando com 59 jovens portugueses de todo o país, com idades entre os 12 e os 14 anos. Dadas as circunstâncias impostas pelo combate à pandemia COVID_19, a iniciativa foi adaptada para uma versão online. Ao invés de cada país reunir os seus jurados em salas de cinema durante um dia inteiro, todos os participantes estiveram ligados em sessões online de visionamento e discussão dos filmes.

O filme vencedor do Young Audience Award 2020 foi MY BROTHER CHASES DINOSAURS, de Stefano Cipani (Itália)

Os 59 jurados portugueses juntaram-se em videoconferência com a actriz e vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Carla Chambel, e o realizador Gonçalo Galvão Teles, para debaterem e trocarem impressões sobre os filmes nomeados antes da votação.

Foram ainda convidados profissionais de cinema que falaram com os jurados sobre o seu trabalho em cinema e a importância de ver mais Cinema Português: o produtor e presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso; o realizador João Maia; o compositor Paulo Furtado – The Legendary Tigerman e a actriz Victoria Guerra.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu em streaming a partir de Erfurt (Alemanha) e pode ser vista aqui.

Filmes Nomeados 2020

VENCEDOR > MY BROTHER CHASES DINOSAURS – de Stefano Cipani (Itália)

Quando era criança, Jack acreditava na mentira terna que seus pais lhe contaram, que Gio era um ser especial com super-poderes, como numa história de banda desenhada. Agora que ele está prestes a ir para o liceu, Jack já não acredita que o seu irmão é um super-herói; na verdade, ele tem quase vergonha dele, especialmente desde que conheceu Arianna, o primeiro amor da sua vida.

MY EXTRAORDINARY SUMMER WITH TESS – de Steven Wouterlood (Holanda, Alemanha)

Com medo de ser deixado sozinho, Sam inicia o seu próprio treino de solidão durante umas férias com a família na ilha holandesa de Terschelling. Mas, ao conhecer Tess, que guarda um grande segredo, ele é atraído para uma aventura que o faz perceber que devemos valorizar a família em vez de fugir. Sam toma uma decisão drástica que coloca em risco a sua amizade especial com Tess e mudará a vida de Tess para sempre.

ROCCA CHANGES THE WORLD – de Katja Benrath (Alemanha)

Corajosa, divertida, inconfundível: assim é Rocca. Rocca tem onze anos e não mora com os pais, mas mora sozinha numa casa grande. Destemida e cheia de curiosidade, ela atravessa o mundo e encontra em Caspar um amigo incomum que se transforma no valentão da turma no primeiro dia na sua nova escola. O mais importante para Rocca, no entanto, é conquistar o coração da avó.

Uma forma diferente de viver o Cinema e de sentir a Europa!

Vídeo Resumo da Edição de 2019