EFA Young Audience Award

EFA YOUNG AUDIENCE AWARD

EFA : Young Audience Award 2022

O maior júri de cinema do mundo está de volta!

A 11ª edição do Young Audience Award terá lugar a 13 de Novembro num formato híbrido para que jovens de todo o país possam participar e fazer parte de maio júri jovem da Europa!

Um evento de cinema para jovens dos 12 aos 14 anos que são jurados do Prémio do Público Jovem da European Film Academy (EFA).

A inscrição é gratuita e aberta a Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e Açores.

 

No formato presencial, o evento decorrerá no dia 12 de novembro, em Lisboa, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Serão visionadas, no cinema, as 3 longas-metragens nomeadas, e posteriormente discutidas com profissionais de cinema. Os jurados terão ainda acesso a atividades exclusivas sobre cinema. O limite de inscrições é de 100 lugares. No dia 13 terão acesso online ao evento nacional e internacional.

No formato online, a inscrição dará acesso a um código pessoal e intransmissível para o visionamento das 3 longas-metragens nomeadas, de 7 a 11 de novembro. No dia 13, faremos as discussões dos filmes com profissionais de cinema via online, estaremos em ligação com os realizadores e atores dos filmes, e iremos ainda assistir à cerimónia internacional de entrega do prémio.

 

Uma verdadeira experiência cinéfila, democrática e europeia!

Filmes Nomeados e Vencedor 2022

ANIMAL – de Cyril Dion (França)

VENCEDOR

Os adolescentes Bella e Vipulan viajam, para se encontrarem com cientistas de todo o mundo, procurando outra maneira de viver ao lado de outras espécies, como co-habitantes, em vez de predadores.

COMEDY QUEEN – de Sanna Lenken (Suécia)

Sasha, de 13 anos, decidiu tornar-se uma comediante de stand-up. Acima de tudo ela quer fazer o seu pai rir. Em casa tudo lhe lembra a mãe, que já faleceu. Mas Sacha não quer chorar. Secretamente, ela escreve uma lista de tudo o que deve fazer para sobreviver à dor: rapar o cabelo, parar de ler livros, recusar o cachorrinho mais fofo do mundo e, acima de tudo, tornar-se numa Rainha da Comédia.

DREAMS ARE LIKE WILD TIGERS – de Lars Montag (Alemanha)

Bollywood é o rugido do tigre para Ranji, de doze anos, de Mumbai: os filmes coloridos da indústria cinematográfica indiana, com as suas canções e passos de dança, fazem-no feliz. Ele não quer nada mais do que ficar em frente da câmara e do seu ídolo, o superstar Amir Roshan.
Mas o seu grande desejo parece estar fora de alcance, quando os seus pais lhe contam sobre o sonho de emigrarem para a distante Alemanha. Apenas a possibilidade de participar num casting para o novo filme de Amir Roshan, o mantém esperançoso. “Tens de lutar pelos teus sonhos! Eles não se concretizam sozinhos!” Toni, uma inesperada aliada de Ranji, concorda com esse sentimento e, juntos, unindo esforços, preparam-se para realizar os seus sonhos – e, no processo, descobrem a alegria da verdadeira amizade.

Edição de 2020

O maior júri de cinema do mundo reuniu-se pela primeira vez numa edição online!

A 9ª edição do EFA Young Audience Award decorreu no dia 26 de Abril de 2020, reunindo o maior júri de cinema do mundo, com mais de 2000 jovens de 32 países, contando com 59 jovens portugueses de todo o país, com idades entre os 12 e os 14 anos. Dadas as circunstâncias impostas pelo combate à pandemia COVID_19, a iniciativa foi adaptada para uma versão online. Ao invés de cada país reunir os seus jurados em salas de cinema durante um dia inteiro, todos os participantes estiveram ligados em sessões online de visionamento e discussão dos filmes.

O filme vencedor do Young Audience Award 2020 foi MY BROTHER CHASES DINOSAURS, de Stefano Cipani (Itália)

Os 59 jurados portugueses juntaram-se em videoconferência com a actriz e vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Carla Chambel, e o realizador Gonçalo Galvão Teles, para debaterem e trocarem impressões sobre os filmes nomeados antes da votação.

Foram ainda convidados profissionais de cinema que falaram com os jurados sobre o seu trabalho em cinema e a importância de ver mais Cinema Português: o produtor e presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso; o realizador João Maia; o compositor Paulo Furtado – The Legendary Tigerman e a actriz Victoria Guerra.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu em streaming a partir de Erfurt (Alemanha) e pode ser vista aqui:

Uma forma diferente de viver o Cinema e de sentir a Europa!

Vídeo Resumo da Edição de 2019