EFA Young Audience Award

EFA YOUNG AUDIENCE AWARD

EFA : YOUNG AUDIENCE AWARD 2020

O maior júri de cinema do mundo reuniu-se este ano numa edição online

A 9ª edição do EFA Young Audience Award decorreu no dia 26 de Abril, reunindo o maior júri de cinema do mundo, com mais de 2000 jovens de 32 países, contando com 59 jovens portugueses de todo o país, com idades entre os 12 e os 14 anos.

O filme vencedor do Young Audience Award  2020 foi MY BROTHER CHASES DINOSAURS, de Stefano Cipani (Itália)

Os 59 jurados portugueses juntaram-se em videoconferência com a actriz e vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Carla Chambel, e o realizador Gonçalo Galvão Teles, para debaterem e trocarem impressões sobre os filmes nomeados antes da votação.

Foram ainda convidados profissionais de cinema que falaram com os jurados sobre o seu trabalho em cinema e a importância de ver mais Cinema Português: o produtor e presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso; o realizador João Maia; o compositor Paulo Furtado – The Legendary Tigerman e a actriz Victoria Guerra.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu em streaming a partir de Erfurt (Alemanha) e pode ser vista aqui.

Filmes Nomeados 2020

VENCEDOR > MY BROTHER CHASES DINOSAURS – de Stefano Cipani (Itália)

Quando era criança, Jack acreditava na mentira terna que seus pais lhe contaram, que Gio era um ser especial com super-poderes, como numa história de banda desenhada. Agora que ele está prestes a ir para o liceu, Jack já não acredita que o seu irmão é um super-herói; na verdade, ele tem quase vergonha dele, especialmente desde que conheceu Arianna, o primeiro amor da sua vida.

MY EXTRAORDINARY SUMMER WITH TESS – de Steven Wouterlood (Holanda, Alemanha)

Com medo de ser deixado sozinho, Sam inicia o seu próprio treino de solidão durante umas férias com a família na ilha holandesa de Terschelling. Mas, ao conhecer Tess, que guarda um grande segredo, ele é atraído para uma aventura que o faz perceber que devemos valorizar a família em vez de fugir. Sam toma uma decisão drástica que coloca em risco a sua amizade especial com Tess e mudará a vida de Tess para sempre.

ROCCA CHANGES THE WORLD – de Katja Benrath (Alemanha)

Corajosa, divertida, inconfundível: assim é Rocca. Rocca tem onze anos e não mora com os pais, mas mora sozinha numa casa grande. Destemida e cheia de curiosidade, ela atravessa o mundo e encontra em Caspar um amigo incomum que se transforma no valentão da turma no primeiro dia na sua nova escola. O mais importante para Rocca, no entanto, é conquistar o coração da avó.

Uma forma diferente de viver o Cinema e de sentir a Europa!

Vídeo Resumo da Edição de 2019