EFA Young Audience Award

EFA YOUNG AUDIENCE AWARD

EFA : Young Audience Award 2021

O maior júri de cinema do mundo está de volta!

A 10ª edição do EFA Young Audience Award terá lugar a 25 de abril e, tal como no ano passado, será totalmente online.

A inscrição é gratuita e destina-se a jovens dos 12 aos 14 anos, em qualquer ponto do país.

Os participantes terão acesso exclusivo aos 3 filmes nomeados de temática jovem, legendados em português.

No dia 25 de abril, de manhã, todos os participantes serão convidados para uma sessão online, para discutir os filmes, partilhar os melhores momentos, conhecer e ouvir convidados especiais a falar de cinema, e mais importante de tudo, para votarem no seu filme preferido.

Da parte da tarde, terá lugar a cerimónia oficial do EFA YAA, em direto da Alemanha, onde os participantes poderão conhecer os realizadores e até os atores dos filmes, e será revelado o filme que vai receber o tão desejado prémio.

Uma verdadeira experiência cinéfila, democrática e europeia!

Inscrições abertas até dia 8 de abril, através deste link:

Inscrição EFA YOUNG AUDIENCE AWARD 2021

Para esclarecimento de dúvidas, poderá contactar yaa@academiadecinema.pt

Filmes Nomeados 2021

THE CROSSING – de Johanne Helgeland (Noruega)

THE CROSSING conta a história de Gerda, uma jovem aventureira de 10 anos, e do seu irmão Otto, cujos pais pertencem ao movimento de resistência norueguês durante a Segunda Guerra Mundial. Um dia, pouco antes do Natal de 1942, os pais de Gerda e Otto são presos, deixando os irmãos sozinhos. É então que descobrem duas crianças judias, Sarah e Daniel, escondidas num armário da sua cave. Caberá agora a Gerda e Otto terminar a missão dos seus pais: ajudar Sarah e Daniel a fugir dos Nazis, atravessar a fronteira para a Suécia e reuni-los com os seus pais. THE CROSSING é um filme que fala de confiança, lealdade incondicional e da forma como até na criança mais jovem é possível encontrar uma grande coragem.

Pinocchio – de Matteo Garrone (Itália/França)

PINOCCHIO, um boneco de madeira criado por Geppetto, ganha vida e sonha tornar-se um rapaz de verdade. No entanto, Pinocchio distrai-se facilmente e vai andar de aventura em aventura, enganado, raptado e perseguido por bandidos, através de um mundo mágico cheio de criaturas imaginárias – da barriga de um peixe gigante à Terra dos Brinquedos e ao Campo dos Milagres.

Wolfwalkers – de Tomm Moore e Ross Stewart (Irlanda/Luxemburgo)

Numa era de superstição e magia, uma jovem aprendiz de caçadora, Robyn Goodfellowe, viaja com o seu pai até à Irlanda para eliminar a última matilha de lobos. Enquanto explora as terras proibidas além das muralhas da cidade, Robyn torna-se amiga de Mebh, uma jovem membro de uma misteriosa tribo que se diz terem o poder de se transformarem em lobos à noite. Ao procurarem a mãe desaparecida de Mebh, Robyn desvenda um segredo que a mergulha no mundo misterioso dos “Wolfwalkers”, arriscando-se a tornar-se naquilo que o seu pai havia jurado destruir.

Edição de 2020

O maior júri de cinema do mundo reuniu-se pela primeira vez numa edição online!

A 9ª edição do EFA Young Audience Award decorreu no dia 26 de Abril de 2020, reunindo o maior júri de cinema do mundo, com mais de 2000 jovens de 32 países, contando com 59 jovens portugueses de todo o país, com idades entre os 12 e os 14 anos. Dadas as circunstâncias impostas pelo combate à pandemia COVID_19, a iniciativa foi adaptada para uma versão online. Ao invés de cada país reunir os seus jurados em salas de cinema durante um dia inteiro, todos os participantes estiveram ligados em sessões online de visionamento e discussão dos filmes.

O filme vencedor do Young Audience Award 2020 foi MY BROTHER CHASES DINOSAURS, de Stefano Cipani (Itália)

Os 59 jurados portugueses juntaram-se em videoconferência com a actriz e vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Carla Chambel, e o realizador Gonçalo Galvão Teles, para debaterem e trocarem impressões sobre os filmes nomeados antes da votação.

Foram ainda convidados profissionais de cinema que falaram com os jurados sobre o seu trabalho em cinema e a importância de ver mais Cinema Português: o produtor e presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso; o realizador João Maia; o compositor Paulo Furtado – The Legendary Tigerman e a actriz Victoria Guerra.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu em streaming a partir de Erfurt (Alemanha) e pode ser vista aqui:

Uma forma diferente de viver o Cinema e de sentir a Europa!

Vídeo Resumo da Edição de 2019