Fernanda Polacow
Fernanda Polacow é guionista, realizadora, script consultant, e vive entre o Brasil e Portugal. A sua primeira longa-metragem como argumentista, “Mosquito”, foi o filme de abertura do Festival de Roterdão (2020) e ganhou o Prémio da Crítica na Mostra Internacional de São Paulo (2020), além de percorrer dezenas de festivais. Por este filme foi nomeada a Melhor Argumento Original pela Academia Portuguesa de Cinema. A sua segunda longa-metragem, “O Último Verão”, encontra-se em produção após ser selecionada para o Script Station na Berlinale 2023 e RACCONTI. Desenvolve, escreve e realiza para TV, streaming e cinema, e alguns dos seus trabalhos receberam prémios e nomeações na Academia Brasileira de Cinema, New York TV & Film Festival, Hollywood Woman’s FF, entre outros.
Como script consultant, trabalhou no Cabíria Festival, Projeto Paradiso, PLOT e como mentora do IndieLab, o workshop de desenvolvimento de projetos do IndieLisboa FF. Faz parte do Torino Script Lab 2023 como story editor. É cofundadora da MUTIM (Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento), mãe e percussionista amadora.
Simão Cayatte
Simão Cayatte nasceu em Lisboa em 1984. Estudou na Universidade de Goldsmiths em Londres onde se licenciou em teatro e live art, e na Universidade de Columbia em Nova Iorque, onde tirou o mestrado em realização. Ainda em Nova Iorque, foi script-reader para a Protozoa Pictures, produtora de Darren Aronofsky. A sua primeira curta-metragem, “A Viagem”, foi selecionada em competição para o Festival de Cannes em 2011 na Cinéfondation e arrecadou prémios em diversos festivais de cinema internacionais. Em 2017, “Menina” arrecadou o prémio Sophia de Melhor Curta-Metragem de Ficção da Academia Portuguesa de Cinema e foi selecionada pela Academie des César para o programa “Les Nuits en Or”. O seu percurso como ator tem influenciado em muito a sua escrita e a forma como dirige atores. Trabalhou ao longo dos anos com realizadores como Werner Schroeter, Marco Pontecorvo, Carlos Saboga, Cristèle Alves-Meira e Ivo Ferreira. “Vadio”, a sua primeira longa-metragem, uma co-produção com França e Polónia, estreou no Lisbon Estoril Film Festival em 2022 e na rede nacional de cinemas em Maio de 2023. Desde então que foi selecionada e premiada em vários festivais internacionais. Escreve e realiza para televisão, onde se destaca a realização da série “Vanda”, uma co-produção entre SPi, La Panda e Legendary Pictures, com estreia na Berlinale Series Market e distribuída pela Canal +, Hulu e Lionsgate.
A par do seu trabalho como realizador e guionista, tem desenvolvido um percurso como script-consultant e story editor em cinema e televisão. Foi mentor na edição do PLOT Professional Script Lab ‘23 e colabora frequentemente com o Le Groupe Ouest onde faz mentoria através do laboratório europeu Less is More.