Paulo Trancoso

Paulo Trancoso

Paulo António Rodrigues de Noronha Trancoso nasceu em Lisboa, a 22 de Maio de 1945. Frequenta o Liceu Pedro Nunes. Cursa Medicina em Paris (3 meses) e Lisboa, mas em 1969 é chamado para o serviço militar e abandona o curso. Durante o serviço militar consegue tempo para fazer um curso de cinema, o primeiro ministrado no então Instituto de Novas Profissões.
Retornado à vida civil ingressa na agência de publicidade Ciesa, onde trabalha com «tv producer». É aí que começa a realizar alguns «spots» publicitários. Colabora na revista Enquadramento e Cinéfilo.
Em 1978 funda a sua própria empresa produtora que, em 1982, tomará o nome de Costa do Castelo Filmes. Trabalha sobretudo em publicidade. Em meados dos anos 80, com o advento do «home vídeo», é um dos sócios da Publivideo e uma das pessoas que está na raiz do projecto de televisão privada que mais tarde daria origem à SIC. No princípio dos anos 90 funda, com o brasileiro Walter Arruda, a Máquina dos Sonhos, uma empresa de produção de televisão que fará as séries Procura-se (RTP, 1992), Giras & Pirosas (SIC, 1992), A Viúva do Enforcado (SIC, 1993) e a telenovela A Banqueira do Povo (RTP, 1993). É durante a produção desta última que a Costa do Castelo acorda a saída da Máquina dos Sonhos.