Tom Fleischman
Nascido a 15 de Setembro de 1951 em Nova Iorque, Tom Fleischman é engenheiro e misturador de som. Embora tenha começado a sua carreira em 1969 como editor de filmes, foi quando começou a trabalhar para a Image Sound Studios, em 1971, que verdadeiramente se interessou por som.
Em 1979 misturou a sua primeira longa-metragem comercial, “Melvin and Howard” de Jonathan Demme e em 1981 é indicado ao Óscar de Melhor Som pelo seu trabalho em “Reds” (Warren Beaty) juntamente com Dick Vorisek.
Tom Fleischman trabalhou em mais de 170 filmes desde 1978 com diversos realizadores, entre os quais Martin Scorsese, Jonathan Demme, Spike Lee, Barbet Schroeder, John Sayles, Warren Beatty, Oliver Stone e Ron Howard.
Cinco vezes nomeado aos Óscares pelos filmes Oscar por Reds (1982), O Silêncio dos Inocentes (1992), Gangs de Nova Iorque (2003) e O Aviador (2004) e vencedor da edição de 2012 na categoria de Melhor Edição de Som por “A Invenção de Hugo”, de Martin Scorsese, o misturador de som foi ainda nomeado e vencedor de um Bafta pelo mesmo filme.
Paralelamente ao seu percurso em cinema, fez também vários trabalhos em televisão, que lhe valeram mais 5 prémios pelo seu trabalho em séries e documentários como “Boardwalk Empire”, “Bob Dylan: no Direction Home” ou “The History of the Eagles”.
Nos últimos 14 anos, Tom tem estado baseado na Soundtrack Film & Television, em Chelsea, Nova Iorque.
Para o presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, Tom Fleischman “é uma figura de referência da sonoplastia fílmica, com um papel preponderante no reconhecimento da importância do som e da sua mistura e edição para o êxito das obras cinematográficas”.